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Perfil – RioFilme

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A RioFilme (Empresa Distribuidora de Filmes S.A.) é uma empresa pública, vinculada e gerida pela Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Fundada em 1992, suas atividades se concentram nas áreas de distribuição, apoio à expansão do mercado exibidor, estímulo à formação de público e fomento à produção audiovisual, com o objetivo de desenvolver a indústria audiovisual carioca. Ao longo de mais de 20 anos investiu na produção e distribuição de mais de 200 longas-metragens e 100 curtas.[1] Entre 2009 e 2012, recebeu investimentos de R$ 26,5 milhões para 32 produções.[2]

Desde a chamada “retomada” do cinema nacional nos anos 90, a Empresa tem desempenhado papel importante no financiamento e na distribuição de filmes brasileiros, com destaque para Central do Brasil (1999), Lavoura Arcaica (2001), Amarelo Manga (2002) e Terra Estrangeira (1996), entre outros filmes.[3] Também financia eventos, festivais, mostras e feiras ligadas ao mercado audiovisual, como o Festival do Rio, o Curta Cinema e a mostra de documentários É Tudo Verdade.

Receitas

A partir de 2009 a RioFilme passou a atuar também como agência, investindo cerca de R$ 10 milhões ao longo daquele ano, quando estabeleceu parcerias com três distribuidoras independentes: Downtown Filmes, Europa Filmes e MovieMobz. Esse processo de revitalização da Empresa contribuiu para o lançamento de sete filmes em 2009, com público estimado em mais de 2,2 milhões de pessoas. O orçamento público previsto para a Empresa em 2014 (no primeiro quadrimestre de 2015 não foram encontrados dados sobre essa execução orçamentária) foi de R$ 44,5 milhões, dos quais R$ 22 milhões para cinema, R$ 12 milhões para televisão e R$ 1,5 milhão para mídia digital[4].

Em 2013, foi anunciada uma linha de financiamento de R$10 milhões destinada à produção de conteúdos nacionais para veiculação na TV por assinatura.[5] Segundo o então diretor-presidente da Empresa, Sérgio Sá Leitão, o programa estava relacionado à Lei nº 12.485 (Lei de Serviço de Acesso Condicionado), que instituiu cotas mínimas de conteúdo nacional nos canais de TV por assinatura. Em 2014, o financiamento passou a abranger também a internet: em parceria com o Youtube (Google), a RioFilme anunciou investimento da ordem de R$ 1,5 milhão para a produção de conteúdo audiovisual para aquele website.[6] Em contrapartida, o Youtube investiria na capacitação profissional de 350 cariocas.

Os números de distribuição da RioFilme são os feitos em parceria com a Downtown e Paris Filmes. Em 2011, a RioFilme co-distribuiu nove filmes, um em parceria com a Downtown/Paris, três apenas com a Downtown, um com a Imagem Filmes, dois com a Europa Filmes, um com a Sony e um com a Warner.[7] Em 2012 foi lançado um filme com distribuição própria e 12 filmes em co-distribuição, dos quais seis com a Downtown/Paris, dois com a Downtown, dois com a H20 Filmes e dois com a Sony[8]. Em 2013 também foi lançado um filme em distribuição própria e 13 em co-distribuição, sendo quatro com a Downtown/Paris, dois com a Europa Filmes, um com a Downtown/Sony, dois com a Sony, três com a H20 Filmes e um com a Bretz[9]. Os dados são do ranking de Distribuidoras da Ancine, produzido pelo Observatório Brasileiro do Cinema e Audiovisual (OCA).

Referências

ANCINE. Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual. Distribuição em Salas – 2009 a 2013. Ranking das Distribuidoras, por público total, 2011. Disponível em: <http://oca.ancine.gov.br/media/SAM/DadosMercado/2202.pdf> Acesso em: 26/04/2015.

__________. Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual. Distribuição em Salas – 2009 a 2013. Ranking das Distribuidoras, por público total, 2012. Disponível em: <http://oca.ancine.gov.br/media/SAM/DadosMercado/2210.pdf> Acesso em: 26/04/2015.

__________. Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual. Distribuição em Salas – 2009 a 2013. Ranking das Distribuidoras, por público total, 2013. Disponível em: <http://oca.ancine.gov.br/media/SAM/DadosMercado/2212.pdf> Acesso em: 26/04/2015.

LEVIN, Teresa. Youtube e RioFilme firmam parceria. Meio & Mensagem, março de 2014. Disponível em: <http://www.meioemensagem.com.br/mob/midia/interna.html?path=/home/midia/noticias/2014/03/12/YouTube-e-RioFilme-firmam-parceria> Acesso em: 30/04/2015.

NITAHARA, Akemi. RioFilme vai financiar produção de conteúdo para TV por assinatura. Agência Brasil. Empresa Brasil de Comunicação. Fev/2013. Disponível em: <http://memoria.ebc.com.br/agenciabrasil/noticia/2013-02-21/riofilme-vai-financiar-producao-de-conteudo-para-tv-por-assinatura> Acesso em: 30/04/2015.

PREFEITURA da Cidade do Rio de Janeiro. Empresa Distribuidora de Filmes S.A. Balanço anual: confira as principais ações da RioFilme em 2009. Jan/2010. Disponível em: <http://www.rio.rj.gov.br/web/riofilme/exibeconteudo?id=122686> Acesso em: 30/04/2015.

__________. Empresa Distribuidora de Filmes S.A. Conheça a RioFilme. Jul/2009. Disponível em: <http://www.rio.rj.gov.br/web/riofilme/exibeconteudo?id=122686> Acesso em: 30/04/2015.

RIO Content Market. RioFilme apresentou números de desempenho e novos editais de financiamento. 2015. Disponível em: <http://riocontentmarket.com.br/canal/?noticias/13249/riofilme+apresentou+numeros+de+desempenho+e+novos+editais+de+financiamento/#.VUKju5MofIV> Acesso em: 30/04/2015.

SINDICATO Interestadual da Indústria Audiovisual (SICAV) (site). Riofilme aposta no crescimento da produção audiovisual do Rio. Mar/2013. Disponível em: <http://www.sicavrj.org.br/index.php/259-riofilme-aposta-no-crescimento-da-industria-audiovisual-do-rio> Acesso em: 30/04/2015.

 


[1] PREFEITURA da Cidade do Rio de Janeiro. Empresa Distribuidora de Filmes S.A.  Balanço anual: confira as principais ações da RioFilme em 2009. Janeiro de 2010.

[2] SINDICATO Interestadual da Indústria Audiovisual (SICAV). Riofilme aposta no crescimento da produção audiovisual do Rio. Março de 2013.

[3] PREFEITURA da Cidade do Rio de Janeiro. Empresa Distribuidora de Filmes S.A. Conheça a RioFilme. Julho de 2009.

[4] RIO Content Market. RioFilme apresentou números de desempenho e novos editais de financiamento, 2015.

[5] NITAHARA, Akemi. RioFilme vai financiar produção de conteúdo para TV por assinatura. Agência Brasil – EBC, Fevereiro 013.

[6] LEVIN, Teresa. Youtube e RioFilme firmam parceria. Meio & Mensagem, março de 2014.

[7] AGÊNCIA NACIONAL DO CINEMA – ANCINE. Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual – OCA. Distribuição em Salas – 2009 a 2013. Ranking das Distribuidoras, por público total, 2011.

[8] __________. Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual – OCA. Distribuição em Salas – 2009 a 2013. Ranking das Distribuidoras, por público total, 2012.

[9] __________. Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual – OCA. Distribuição em Salas – 2009 a 2013. Ranking das Distribuidoras, por público total, 2013.

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