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Perfil – Paris Filmes

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A participação da Paris Filmes é a mais expressiva, entre as empresas nacionais, na distribuição de títulos brasileiros. Em 2017, junto com a Downtown Filmes, teve renda superior a R$ 400 milhões. Em 2016 ficou em quarto lugar, entre as cinco principais distribuidoras, com faturamento de R$ 289 milhões e público de 25 milhões de pessoas nos cinemas para 22 filmes.

Em 2014 detinha 46,7% do market share em público e com a inclusão dos títulos distribuídos com a RioFilme sua participação somava 63,6% do mercado de produções nacionais. Na lista de dez maiores filmes brasileiros de 2014, a Paris Filmes distribuiu seis títulos (ANCINE/OCA, 2015).

Histórico

A Paris Filmes Ltda. atua no mercado latino-americano de distribuição, produção e exibição de filmes e foi fundada em 1968 pelo imigrante romeno Sandi Adamiu, importante distribuidor em seu país de origem. A empresa surge com a distribuição de filmes franceses, principalmente oriundos da produtora Pathé – a partir da década de 1980, na gestão de Alexandre Adamiu, herdeiro do fundador, expandiu seus negócios de exibição principalmente em shopping centers (Braga, 2010). Atualmente, além de ser proprietária de dois complexos de cinema em Belo Horizonte (MG), é sócia dos grupos Cinemark (conglomerado norte-americano com a maior rede de cinemas no país) e Severiano Ribeiro – criado em 1917 e maior rede de distribuição nacional, com propriedade 100% brasileira (Alencar, 2011). De acordo com o Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual – OCA (2014), vinculado à Agência Nacional do Cinema (Ancine), entre 2009 e 2013 a Paris Filmes apresentou o terceiro maior volume de lançamento de títulos entre as distribuidoras que atuam no mercado nacional, com 128 filmes.

A partir de 2009, a Paris Filmes se consolidou como a principal distribuidora de filmes com capital nacional, principalmente pelo público expressivo mobilizado por séries infanto-juvenis (como a Saga Crepúsculo) e se tornou a primeira empresa brasileira a superar os conglomerados estrangeiros de distribuição no mercado local. A distribuidora é independente, não tem ligação com grandes grupos cinematográficos e atua por meio da compra de direitos autorais. A direção geral da Paris Filmes é ocupada pelo seu principal acionista, o empresário Márcio Faccaroli, sócio desde 2004 e ex-gerente de marketing. Faccaroli passou a deter 70% de participação no capital da empresa a partir de um acordo com Sandi Adamiu, neto e homônimo do fundador (Isto É, 2013).

Em 2013, a Paris Filmes foi responsável por 8,5% do público total de cinema do país. Considerando os consórcios em que se insere – principalmente em relação à Downtown Filmes, fundada em 2006 por Bruno Wainer, e RioFilme, gerida pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – sua participação chega a 20% do total de público em salas de exibição, o que a coloca à frente da norte-americana The Walt Disney Company, líder no ranking com 16,3% de público consideradas apenas a distribuição por uma única empresa. Dentre as dez maiores bilheterias daquele ano, a Paris Filmes foi responsável por três títulos: “Minha mãe é uma peça”, com participação da Downtown; “De pernas pro ar 2”, em parceria com a Downtown e RioFilme; e “Jogos Vorazes” (OCA, 2014). Em 2014, porém, a distribuidora conseguiu emplacar apenas um filme entre os principais sucessos de público: a continuação “Jogos Vorazes: a esperança – Part 1” (OCA, 2015).

Faturamento

De acordo com o Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual, no que se refere a faturamento no setor de distribuição, a Paris Filmes somou sozinha pouco mais de R$ 145 milhões em 2013. Considerando os consórcios da distribuidora, a Paris Filmes movimentou quase R$ 330 milhões – 18,9% da renda total de 2103, superando a arrecadação de R$ 296,3 milhões (ou 16,9% do market share) da The Walt Disney Company. Em relação ao mercado de exibição de títulos brasileiros, o consórcio Downtown/Paris foi responsável por 47,6% da renda geral, com R$ 141 milhões. A parceria com a RioFilme, por sua vez, somou R$ 43 milhões.

Em 2014, a Paris Filmes perdeu espaço em market share para os principais conglomerados estrangeiros e apresentou redução em suas receitas. Isoladamente, sua participação de mercado foi de 6,1%, com R$ 120 milhões, o que representa queda de 17% em relação a 2013. A receita do consórcio com a Downtown também apresentou queda de 7% (para R$ 131 milhões), com participação de 6,7% do total do setor. Considerando esses valores, a Paris Filmes somou 12,8% do mercado, ficando atrás dos grupos Fox e Disney. Naquele ano, as distribuidoras internacionais arrecadaram R$ 1,43 bilhão, o equivalente a 73,2% da renda total de distribuição de filmes no país (OCA, 2015).

Referências

ALENCAR, Natalí. Exibidor deve aproveitar o bom momento do mercado. In: Revista Exibidor, Ano I – nº 01, abril/2011. Disponível em: http://www.exibidor.com.br/fotos/revista/1.pdf. Acesso em 26 de abr. 2015.

ANCINE. Informe da ANCINE confirma 2013 como excelente ano para o cinema brasileiro. 2014. Disponível em: http://www.ancine.gov.br/sala-imprensa/noticias/informe-da-ancine-confirma-2013-como-excelente-ano-para-o-cinema-brasileiro. Acesso em 26 de abr. 2015.

BRAGA, Rodrigo Saturnino. Distribuição cinematográfica.In: BRITZ, Iafa; BRAGA, Rodrigo Saturnino; DE LUCA, Luiz Gonzaga Assis. Film business: o negócio do cinema. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

FONSECA, Rodrigo. Distribuidor de ‘Crepúsculo’, Marcio Fraccaroli torna-se o número 1 do mercado. In: O Globo Online, 17 de nov. 2012. Disponível em: http://oglobo.globo.com/cultura/distribuidor-de-crepusculo-marcio-fraccaroli-torna-se-numero-1-do-mercado-6750685. Acesso em 26 de abr. 2015.

FILME B. Quem é Márcio Fraccaroli. Disponível em http://www.filmeb.com.br/quem-e-quem/distribuidor/marcio-fraccaroli. Acesso em 26 de abr. 2015.

ISTO É Dinheiro. A saga da Paris Filmes. 2013. Disponível em: http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/negocios/20130125/saga-paris-filmes/120984.shtml. Acesso em 26 de abr. 2015.

OCA – Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual. Dados do setor. Disponível em http://oca.ancine.gov.br/distribuicao.htm. Acesso em 26 de abr. 2015.

______. Informe de Acompanhamento de Mercado de Salas de Exibição (preliminar) 2013. Janeiro de 2014. Disponível em http://oca.ancine.gov.br/media/SAM/Informes/2013/Informe_anual_preliminar_2013-Publicado_em_15-01-14-SAM.pdf. Acesso em 26 de abr. 2015.

______. Informe de Acompanhamento de Mercado de Salas de Exibição (preliminar) 2014. Janeiro de 2015. Disponível em http://oca.ancine.gov.br/media/SAM/Informes/2013/Informe_anual_preliminar_2013-Publicado_em_15-01-14-SAM.pdf. Acesso em 26 de abr. 2015.

______. Anuário Estatístico do Cinema Brasileiro 2013. Outubro de 2014. Disponível em http://oca.ancine.gov.br/media/SAM/DadosMercado/Anuario_Estatistico_do_Cinema_Brasileiro_2013.pdf. Acesso em 26 de abr. 2015.

PARIS FILMES. Site com conteúdo institucional. Disponível em http://parisfilmes.com.br/. Acesso em 26 de abr. 2015.

SCHELLER, Fernando. Brasileira Paris Filmes enfrenta os grandes estúdios. In: O Estado de São Paulo Online, 03 de fev. 2014. Disponível em: http://economia.estadao.com.br/noticias/negocios,brasileira-paris-filmes-enfrenta-os-grandes-estudios,176957e. Acesso em 26 de abr. 2015.

UOL. Distribuidoras nacionais tiveram 86% do público de filmes do Brasil em 2013. 2014. Disponível em http://cinema.uol.com.br/noticias/redacao/2014/01/22/distribuidoras-nacionais-tiveram-86-do-publico-de-filmes-do-brasil-em-2013.htm. Acesso em 26 de abr. 2015.

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